Loading...

Resumo sobre Demonstrações Contábeis

Mais um resumo para quem gosta de contabilidade. Agora um assunto que não se pode esquecer de jeito nenhum!

 

Demonstrações Contábeis:

Relatório da administração:

  -> Não faz parte das demonstrações contábeis propriamente ditas, mas a lei exige a apresentação desse relatório, que deve evidenciar os negócios sociais e principais fatos administrativos ocorridos no exercício, os investimentos em outras empresas, a política de distribuição de dividendos e de reinvestimento de lucro etc..

 

Balanço Patrimonial (BP):

-> Tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, portanto, uma posição estática.

  • Classificação das contas:
    • Ativo – compreende os recursos controlados por uma entidade e dos quais se esperam benefícios econômicos futuros;
    • Passivo – compreendo as exigibilidades e obrigações;
    • Patrimônio líquido – representa a diferença entre o ativo e passivo, ou seja, o valor líquido da empresa.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Demonstração do Resultado Abrangente (DRA):

-> DRE – deve ser apresentada na forma dedutiva, com os detalhes necessários das receitas, despesas, ganhos e perdas definindo claramente o lucro ou prejuízo líquido do exercício;

-> DRA – a entidade pode optar por apresentá-la separadamente ou dentro das mutações do patrimônio líquido, e diz respeito as mutações que ocorre no patrimônio líquido durante o período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietário.

 

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e de Lucros ou Prejuízos Acumulados:

-> A DMPL é mais completa e em uma das suas colunas é a dos lucro ou prejuízos acumulados. Evidencia a mutação do patrimônio líquido e termos globais e em termos de mutações internas.

 

Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR):

-> Não é mais obrigatória, ela procura evidenciar as origens dos recursos que ampliam a folga financeira de curto prazo e as aplicações de recursos que consomem essa folga.

 

Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC):

-> Passou a ser obrigatória no lugar da DOAR, visando mostrar como ocorreram as movimentações de disponibilidades em um dado período de tempo. Divide todos os fluxos de entrada e saída de caixa em três grupos:

  • atividades operacionais;
  • atividades de investimentos;
  • atividades de financiamento.

Demonstração do Valor Adicionado (DVA):

-> Tem como objetivo principal informar o valor da riqueza criada pela empresa e a forma de sua distribuição.

 

Demonstrações comparativas:

-> A lei obriga a comparação das demonstrações contábeis dos dois exercícios, o grande objetivo é que a análise de uma empresa é feita sempre com vista no futuro. Por isso, é fundamental verificar a evolução passada, e não apenas a situação de um momento.

 

Notas Explicativas:

-> As demonstrações contábeis devem ser complementadas por notas explicativas, quadros analíticos ou outras demonstrações contábeis necessárias à plena avaliação da situação e da evolução patrimonial da empresa.

 

Balanço Social:

-> Componente não obrigatório das demonstrações, que tem por objetivo, demonstrar o resultado da interação da empresa com o meio que está inserida. Refletindo a postura da empresa em relação aos recursos naturais e com a sociedade em si.

 

Fonte: Manual de Contabilidade Societária – FIPECAFI

Autor: Mauro Garcia

COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Mauro Garcia - Blog do UC

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí | Sub-Controlador na Prefeitura Municipal de Luzilândia-PI | Moderador do Blog do UC | Frase: "Não se trata de bater tão duro, se trata de quanto você consegue apanhar e seguir em frente." *** -- "Blog voltado à troca de informações dentro da área de Contabilidade." -- ***

(O conteúdo deste Blog é direcionado especificamente para fins didáticos. | É permitida a utilização das informações nele contidas, desde que citadas as fontes. | Este Blog é constantemente atualizado. | Deixe críticas e sugestões em DÊ SUA OPINIÃO.) | DEIXE ABAIXO SEUS COMENTÁRIOS!

Receba gratuito para sua Caixa de Email
© Copyright Blog do UC| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top